O VERãO chegou!

O VERãO chegou!
...e com ele chegaram as férias!

segunda-feira, 16 de Junho de 2008

O significado da cor das bandeiras da praia













A Bandeira azul
pode ser considerada um símbolo de garantia da qualidade de uma praia ou marina. Para uma praia ter bandeira azul terá de preencher alguns critérios, nomeadamente:
. qualidade da água,
. informação e educação ambiental,
. conservação do meio-ambiente local,
. segurança, serviços e infra-estruturas de apoio.

A Bandeira verde:
indica-nos que podemos nadar e tomar banho, desde que cumprindo todas as regras de segurança e recomendações divulgados anualmente pelo ISN.
Esta bandeira não significa que se pode fazer o que se quer dentro de água, significa apenas que, desde que sejam cumpridas as regras de segurança, se pode nadar e tomar banho sem que haja perigo eminente.

A Bandeira amarela:
Proibido nadar.Esta bandeira é içada na presença de correntes marítimas fortes. É obviamente proibido nadar porque, ao fazê-lo, os pés deixam de estar assentes no fundo e, em virtude da corrente, o nadador é imediatamente arrastado, podendo ir colidir com obstáculos (rochas, etc.) ou ser apanhado por um remoinho.

Bandeira vermelha:
Proibido entrar na água.Esta bandeira representa PERIGO. É içada na presença de correntes marítimas de força excepcional, devido a vagas que enrolam e rebentam com grande estrépito na zona de rebentação, devido à presença de tubarões nas proximidades (nomeadamente na Madeira e nos Açores), devido ao derrame de hidrocarbonetos (combustíveis líquidos ou sólidos), devido à presença de toxinas na água, devido à presença de explosivos no areal ou nas águas mais próximas, devido a exercícios militares com desembarques anfíbios, por imposição da Autoridade Marítima, etc.




Sem comentários: